sábado, 17 de outubro de 2009

Taça Sócios Mérito 10-10-09

SCVA - 3 - 2 - Santiago de Cassurães (após prolongamento)

O Sporting alinhou: Martinho, Tito, Pedro, Bruno Costa, Batita, Fábio, Fred (cap.), Rafael Almeida, Rafael do Carmo, Jó e Rodrigo.
Suplentes: Veloso, Tomé, Bruno Gonçalves, Vasco, Filipe, Bruno Afonso e Marcelo
Treinador: Carlos Cardeira
Prep. Físico: Michel Mira
Treinador Guarda-redes: Fernando Santos

No passado dia 10 de Outubro, realizou-se o jogo da pré-eliminatória da Taça de Sócios Mérito de Viseu, onde o Santiago de Cassurães se deslocou até ao estádio Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão para defrontar o Sporting Clube de Vale de Açores.
Começo do encontro com a equipa do SCVA a mostrar-se algo lenta e nervosa. Batita, um pouco desconcentrado nos primeiros minutos, dá de bandeira a bola ao avançado adversário que com tanto deslumbramento atira ao lado da baliza de Marinho.
Com o decorrer dos minutos os jogadores do SCVA acabaram com o seu nervoso miudinho e esbanjaram várias oportunidades de golo. Até ao final da primeira parte as duas equipas continuavam com o jogo muito lento.
Ao intervalo os jogadores levaram um “puxão de orelhas” pelo mister Cardeira e regressaram com a disposição de resolver a eliminatória o mais rápido possível.
No inicio da segunda parte, o Sporting tem uma excelente oportunidade de inaugurar o marcador, mas lá diz o velho ditado “Quem não marca, sofre!”. Foi a equipa do Cassurães a alterar a margem do marcador à passagem dos 55 minutos. Surge de um cruzamento da esquerda, onde o avançado da equipa adversária aparece no segundo poste, com falha de marcação, para encostar.
O jogo fica ainda mais complicado para os locais, com Tito a ser expulso aos 60 minutos. Mas o treinador resolveu mudar o sistema de jogo. Jó é substituído por Marcelo, este com boa forma física, dá um safanão no jogo. O Vale de açores mesmo em inferioridade numérica consegue o empate aos 70 minutos. Rodrigo com calma e bastante classe faz um bom golo.
Bruno Afonso e Vasco entram para o lugar de Rafael do Carmo e Rafael Almeida.
Aos 80 minutos Rodrigo e Marcelo combinam bem, este último na cara do guarda-redes, não perdoa e põe a sua equipa na frente do marcador.
O jogo aproximava-se do final e pensava-se que a eliminatória estava resolvida para a equipa leonina, mas nos 3 minutos de compensação dados pelo Sr. Árbitro, o guardião local comete um deslize e a equipa do Cassurães empata o jogo. Na jogada sucedida e última para a equipa da casa poder sair vitoriosa, Fábio em desespero, remata ao poste.
Com o resultado empatado, era necessário recorrer a um prolongamento de 30 minutos. Nesse período, o jogo tornou-se mais aberto com oportunidades para ambos os lados, e quando já todos os adeptos pensavam que tudo se ia resolver nas grandes penalidades, Marcelo consegue concluir uma boa jogada da equipa dando assim a vitoria à equipa da casa. Foi o delírio para os locais porque reduzidos muito tempo a 10 jogadores, viram a sorte sorrir-lhes.
Num jogo bastante correcto, o Sr. Árbitro teve um trabalho aceitável.

domingo, 11 de outubro de 2009

Jogo de Preparação: 01-10-09

Mocidade Futebol Clube - 1 - 2 - SCVA

O Sporting alinhou: Martinho (Veloso), Tito (João Luís), Batita, Tome, Pedro, Filipe (Fábio), Fred (cap.), Rafael Almeida, Rafael do Carmo, Marcelo (Jó) e Bruno Duarte (Rodrigo).
Treinador: Carlos Cardeira
Prep. Físico: Michel Mira
Treinador Guarda-redes: Fernando Santos

No complexo desportivo de Mocidade Futebol Clube, em Penacova, com piso sintético de poucos dias, o SCVA realizou uma das melhores partidas da pré-época, com uma primeira parte em que fez boa circulação de bola. Os nossos jogadores trocavam a redondinha entre si com o máximo de dois toques, jogando muito junto uns dos outros.
Adivinhava-se o golo a qualquer momento, pois as oportunidades eram em série.
Com uma boa jogada pelo flanco direito, surge o primeiro golo, em que Fred faz um excelente cruzamento e Bruno Duarte aparece ao segundo poste para encostar. Até ao intervalo os nossos atletas desperdiçaram uma mão cheia de oportunidades de golo.
No segundo tempo o jogo fica mais equilibrado, surgindo oportunidades para ambas as equipas.
À passagem dos 25 min. surge o segundo golo leonino. Jó corre pela direita sempre em grande velocidade, cruzando para Fred que endossa a bola na baliza com boa execução.
Até ao final, a equipa local pressionou mais o SCVA, obtendo o seu golo por volta dos 40 min., em que a defesa não fica isenta de culpas.
Os atletas de ambas as equipas mostraram grande empenho dentro de campo, por isso estão de parabéns.

Jogo de Preparação: 27-09-09

União Futebol de Gavinhos - 3 - 1 - SCVA

O Sporting alinhou: Martinho, Tito (Pedro), Bruno Afonso, Filipe (Tome), Batita, Rafael almeida (Rodrigo), Fred (cap.), Jó (João Luís), Fábio, Vasco (Miguel) e Bruno Duarte (Marcelo).
Treinador: Carlos Cardeira
Prep. Físico: Michel Mira
Treinador Guarda-redes: Fernando Santos

O SCVA deslocou-se a Gavinhos para Apresentação da equipa local.
Durante os primeiros 45 min. o jogo foi repartido por ambas as equipas, com inúmeras oportunidades de golo. Notava-se com o decorrer dos minutos que o árbitro não estava a altura do encontro, pois acumulava vários erros em prejuízo dos forasteiros. Final da primeira parte com o resultado a manter-se nulo.
Na segunda parte, aos 10 min., surge o primeiro golo da partida para os locais.
Marcelo dá entrada em campo cheio de vontade e irreverência para dar a volta ao marcador, mas falha duas belas oportunidades para o fazer. Aos 25 min. o SCVA empata a partida, golo executado por Marcelo que se vingou das oportunidades anteriormente falhadas.
Pouco tempo depois o Sr. “Árbitro” tenta resolver o jogo a favor dos locais, expulsando o capitão dos leoninos sem qualquer causa para o fazer, justificando-se no final do jogo com as seguintes palavras: “apeteceu-me expulsa-lo e expulsei”.
Aos 35 minutos na cobrança de um livre à entrada da área, nasce o segundo tento do Gavinhos.
Perto do final, o Sr. “Árbitro” volta a errar assinalando um penalty convertido em golo que somente ele viu, finalizando assim o resultado da partida.
As duas equipas estão de parabéns pelo jogo de preparação que fizeram. Nota bastante negativa para o “trio de arbitragem”.

Jogo de Preparação: 20-09-09

SCVA - 3 - 0 - Carqueijo

O Sporting alinhou: Martinho (Veloso), Batita (Tome), Tito (Pedro), Bruno Costa (Rafael do Carmo), Ricardo (Bruno Afonso), Vasco (Miguel), Bruno Gonçalves (Fábio (Gonçalo Ferreira)), Fred (cap.), David (Gonçalinho), Rafael Almeida (Jó (João Luís)) e Marcelo (Rodrigo).
Treinador: Carlos Cardeira
Prep. Físico: Michel Mira
Treinador Guarda-redes: Fernando Santos

Numa tarde de grande calor, no Campo da Gândarada, o SCVA inicia o jogo com um pequeno azar, Bruno Gonçalves lesiona-se e dá entrada de Fábio.
Aos 6 minutos surge o primeiro golo, Rafael cruza para David, este aparece bem na cara do guarda-redes e faz um golo de bela execução. A equipa adversária ao 10º min., apesar de uma boa jogada, o seu remate sai ao lado da baliza. Os leoninos respondem com um remate um pouco ao lado, convertido por Vasco numa falta sofrida por Marcelo. Este jogador sofre de novo uma falta e Fred combina bem com Rafael, mas este volta a errar o alvo. Até ao intervalo as equipas jogam um futebol um pouco confuso embora criassem várias oportunidades de golo para ambos os sentidos.
Na segunda parte o SCVA tenta aumentar a vantagem no marcador, criando inúmeras oportunidades de golo, mas a equipa do Carqueijo respondia com mais atrevimento com o decorrer do jogo. Aos 30 min. surgem 3 jogadores isolados diante de Tomé, que com calma e visão de jogo consegue resolver a situação.
6 min. depois, contra ataque conduzido por Jó combinando com Rodrigo, este assiste Gonçalito que com calma faz o 2º Tento para o Sporting. A dois minutos do fim da partida, Pedro aproveita uma desatenção da defesa do Carqueijo, e faz assim o resultado final.
Resultado pesado para a equipa visitante, que tudo fez para merecer pelo menos um golo.
Boa Arbitragem dirigida pelo Jovem Joel Portelada.

Jogo de Preparação: 13-09-09

Carqueijo – 0 - 3 – SCVA

O Sporting alinhou: Martinho, Tito, Tomé, Bruno Costa, Bruno Afonso (cap.), Vasco, Bruno Gonçalves, Jó, David, Bruno Duarte e Rodrigo.
Treinador: Carlos Cardeira
Prep. Físico: Michel Mira
Treinador Guarda-redes: Fernando Santos

Iniciou-se o encontro com o sistema de 4-4-2 e algum ascendente por parte dos atletas leoninos. Aos 10min, penalty a favor do Sporting. Chamado a converter, Vasco permite a defesa do guarda-redes da equipa local. Na jogada seguinte, Jó na cara do Guardião caseiro atira a figura.
Notava-se neste início de jogo uma boa ligação entre os sectores.
A passagem do 20º min. um golo de bandeira, assistência de Jó para Vasco que com o seu maravilhoso pé esquerdo, de fora de área, desfere um potente remate ao canto superior esquerdo da baliza do Carqueijo.
Só por volta dos 40 min. a equipa local consegue chegar a baliza do SCVA, através de um canto a que o guarda-redes Martinho corresponde com boa intervenção. Passados 3 min., nova jogada do ataque leonino com cruzamento de Rodrigo para Jó, este não perdoa e faz o 2º golo. Pouco depois surge o terceiro golo de um cruzamento de Jó para Rodrigo, onde este encosta com o pé direito.
2ª Parte: Martinho, Ricardo, Filipe, Bruno Gonçalves, Fábio, Bruno Costa, Rafael Almeida, Rodrigo, Pedro, Vasco e Marcelo (cap.).
O sistema manteve-se embora o jogo se torna-se mais lento e com a posse de bola mais repartida entre as equipas. Gonçalo Ferreira, Jorge, Gonçalito, Miguel e João Luís entraram para o lugar de Rodrigo, Bruno Gonçalves, Vasco, Bruno Costa e Ricardo.
Aos 15 min. Rafael remata fora da área, com a bola a roçar o poste da baliza local. Com as alterações de ambas as equipas o jogo tornava-se monótono, até que aos 38 min. Gonçalo num cruzamento envia a bola ao poste. O mesmo jogador iria sofrer falta a entrada da área perto do apito final, e na conversão do livre, Rafael, executa quase na perfeição.
Na última oportunidade de jogo, surge Marcelo a fazer uma linda jogada de entendimento com Fábio, rematando à figura do guarda-redes.
Bom jogo de preparação, em que temos de salientar os novos reforços que provaram ser uma mais-valia para a época que se avizinha.